domingo, 21 de fevereiro de 2021

        Bolsonaro e a democracia


   Não se engane. Ditadura por mais que parece boa com tempo surge suas mazelas. Poderia citar inúmeros exemplos, mas vou começar pela Líbia de Muammar Gaddafi. A Líbia era um país extremamente pobre que possuía grandes reservas de petróleo. Gaddafi deu golpe a elevou a qualidade de vida da população a níveis jamais imaginados. Na educação por exemplo chegou a alfabetizar mais 90% da população. Parecia que Gaddafi apesar de ditador era também um excelente governante. Não demorou para que as Mazelas começasse aparecer. Uma hora o povo cansa e explodiu a insatisfação levando a sua deposição e assassinato.

   A democracia é o melhor dos piores regimes. Isso é incontestável. Quem gosta de outro regime não faz ideia do que está defendendo. Na democracia há sim suas mazelas. As garantias que são necessárias para o bom funcionamento do regime de apoio para malandros tornar-se impunes. Mesmo assim não há como substituir a democracia porque não inventaram nada melhor.

   A democracia no Brasil é recente. Falamos em redemocratização para definir o período pós ditadura militar que durou de 1964 a 1985. Mas esse termo não totalmente correto. Para ser de fato redemocratização deveria haver democracia antes. E isso não é totalmente verdade. Porque não é totalmente verdade? Primeiro porque o voto não contemplava a todos. Em um país de maioria analfabeta deixa-los sem direito a vota é em minha opinião um atentado a a democracia. Você pode até concordar dizer que nossos representantes seriam melhores. Isso não é verdade e se fosse não representaria a verdadeira democracia.

   Nosso presidente sucede um período em que a democracia era atacada. Apesar de falar em democracia e liberdade o PT não é verdadeiro defensor da democracia. Lembra a democratização dos meios de comunicação? O que isso queria dizer? Eles falavam de controle social da mídia. Por acaso mídia com controle seja lá de quem  for representa democracia?

   Dilma foi impichada seu vice assumiu e acabamos elegendo um presidente que tem menos apreço a democracia que o própria PT. Veja as declarações que faz constantemente. Não somente ele mas também seus apoiadores. Veja o caso mais recente do deputado que está preso.

   Leia trecho do discurso.

Alguns acham que eu posso fazer tudo. Se tudo tivesse que depender de mim, não seria esse o regime que nós estaríamos vivendo. E, apesar de tudo, eu represento a democracia no Brasil”, disse, em discurso a cadetes do Exército, em Campinas (SP).

Ele não reconhece que estamos vivendo em uma democracia. Sabendo que ele é entusiasta da ditadura militar que regime teríamos no Brasil? Se ele representa a democracia estamos vivendo em uma certo? Ele é o governante de turno. Diz que representa a democracia e se dependesse dele esse não seria o regime que estaríamos vivendo. É preciso indagar isso certo? Afinal o presidente defende ou não a democracia?

Maélcio Silva
35 98884 3305

Nenhum comentário: