quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Retrato da desumanidade

O ser humano não evoluiu

Se observarmos as realizações humanas esse título é mentiroso, o homem foi à Lua e planeja ir a Marte, mas as manchetes dos jornais de boa parte do planeta da veracidade ao título de que o ser humano não evoluiu.

Hoje 03 de setembro de 2015 será marcado historicamente como o dia em todos os jornais trouxeram a mesma manchete.  Todos os jornais trazem na capa a foto de um menino morto em um naufrágio de imigrantes que fogem do terror em diversos países. Essa foto é o retrato da falta de amor para com o próximo. Falta de amor que não é do momento atual, mas que acompanha o ser humano praticamente desde sua existência. Não é aceitável que após tanta evolução o ser humano ainda seja capaz de atitudes tão primárias como a falta de amor para com seu semelhante.

A dúvida que fica é se essa imagem que chocou o mundo servirá para mudar alguma coisa. Já faz algum tempo que esses países estão enfrentando uma guerra civil.  A radicalidade religiosa é a principal, mas há também a briga do vale tudo pelo poder, onde ditadores sem escrúpulos matam inocentes aos milhares. Para fugir desse horror as pessoas fazem de tudo, arriscam a própria vida para tentar a sorte em outro lugar. Todo país precisa ter sua soberania respeitada, mas acho que deve haver um limite. As nações desenvolvidas deveriam ajudar a estabilizar a rotina nesses países. Grupos terroristas precisam ser combatidos por quem tem força. A população, em geral de países pobres não tem condição para esse enfrentamento.

Se não fazem por amor ao próximo deveriam fazer pensando em si mesmos, pois essa situação está pondo em risco justamente os países mais desenvolvidos.  Esses países não têm condições de abrigar tantos refugiados, talvez fosse melhor ajudar os países em conflito a sair dessa situação do que ajudar essas pessoas em seu próprio território.

Não é de hoje que imagens chocantes são produzidas por esses grupos terroristas. A humanidade precisa agir para solucionar essa situação. Sei que é difícil, mas não dá mais para continuar como está.

MAÉLCIO SILVA
Whatsapp 35 8884 3305


Nenhum comentário: