segunda-feira, 28 de maio de 2018

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1373336839609722080#editor/target=post;postID=716056030195440510
                      Notícias ruins

É comum reclamarmos que a mídia divulga muito mais as notícias ruins do que as boas. Alguns dizem que as notícias ruins nos chamam mais atenção e conseqüentemente da mais audiência e por isso é mais divulgado.

Creio que não é bem assim. Acredito que para que possa ser classificado como notícia em geral não é algo tão bom como gostaríamos. Evidente que há notícias excelentes para serem divulgas, mas em geral o que fazemos de bom é justamente o que se espera de nós e por isso não é necessariamente notícia. Vamos dar um exemplo para melhor compreensão. Um casal cuidar bem de seus filhos é uma das melhores coisas que pode existir. Uma mãe arrumar seus filhos levá-los na escola, à tarde o pai buscar porque possivelmente a mãe não tem tempo é algo lindo, mas não é notícia. Se uma madrasta e um pai jogam a filha pela janela do apartamento fica na mídia por meses quase ano.  No primeiro caso é justamente o que se espera no segundo é uma notícia, algo extraordinário porque não se espera isso de um pai ou mãe, nem mesmo da madrasta.

Como a honestidade está em falta já aconteceu de algo comum transformar-se em notícia, como por exemplo: Funcionário de aeroporto encontra carteira com quantidade considerável de dinheiro e devolve. É uma ação digna de aplausos,  mas não deveria ser notícia porque é justamente isso que se espera de qualquer cidadão, espera-se que todos cidadãos sejam honestos muito embora uma boa parte não o seja. Se um objeto qualquer é encontrado e a identificação do proprietário é possível o que se espera é justamente que se devolva a quem pertence. Isso deveria ser algo normal do dia a dia e não uma novidade, uma notícia.

Maelcio Silva
35 98884 3305

Nenhum comentário: