terça-feira, 8 de setembro de 2015

Diesel em automoveis

Diesel em automóveis de passeio

Desde 1976 o Brasil proibiu o uso de diesel em automóveis de passeio. Essa proibição é única no mundo, não existe em nenhum outro país. Essa proibição fazia sentido há 39 anos, passado tanto tempo e com o avanço da tecnologia perdeu completamente o sentido. A proibição original eu desconheço, a atual traz algumas distorções. Dizem que o diesel é subsidiado para ser usado em veículos de trabalho, isto é, caminhões, ônibus, tratores agrícolas, etc. Mas está liberado para alguns veículos de luxo como os SUV de luxo e proibido em alguns utilitários de uso exclusivo a trabalho. Além dessa distorção o preço não parece ter esse subsidio. Como o processo para obter diesel vindo do petróleo é mais simples, esse é naturalmente mais barato, como a diferença entre gasolina e diesel não é tão grande, temos a impressão de que esse subsidio não existe mais.

O motor diesel é mais eficiente que o de ciclo Otto. Além de mais econômico é mais durável sendo uma ótima opção para quem roda muito como os taxistas e representantes comerciais. A relação custo benefício fica comprometida para quem roda menos. A escola deveria ser do consumidor e não do estado. Entre os argumentos dos que defendem a proibição está o de que a adesão seria pequena. Se poucos consumidores migrarão para o diesel a proibição deixar de ser necessária, não haveria aumento significativo no consumo. Não vejo o porquê de essa proibição continuar. Está passando da hora de liberarmos o diesel para todos os automóveis sendo acessível a qualquer pessoa. Muitos serão beneficiados.

MAÉLCIO SILVA

Whatsapp 35 8884 3305

Taxa de juros

Taxa de juros não controla inflação

Quando a inflação tem origem no consumo maior que a oferta de produtos aumentarem os juros e limitar o crédito tem efeito positivo.  A inflação que temos no Brasil atualmente tem outra origem. A alta de preços controlados pelo governo. Podemos dizer que o preço se quer aumentou, na verdade houve repasse de custo.  Praticamente todo transporte brasileiro é feito por caminhões que usa diesel, se este aumento praticamente todo produto que necessita de transporte aumenta, qual produto não necessita ser transportado para chegar ao consumidor final? Isso vale também para a energia elétrica. Os produtos agrícolas também usam diesel. Como a taxa de juros pode controlar esses preços? Eles são reajustados pelo governo se interferência do mercado.

Essa taxa de juros abusiva limita os investimentos e o que mais precisamos nesse momento é de investimentos. O desemprego está subindo como foguete, como conter o desemprego sem investimento? Que empresário terá coragem de fazer financiamentos com essa taxa de juros? Creio que a solução seja recuperar a confiança do empresariado oferendo crédito com juros competitivos aumenta os investimentos, com isso aumenta o consumo e emprego. Caso venha ter inflação pela falta de produtos com a lei da procuro e oferta ai sim devemos aumenta a taxa de juros, no momento atual ela não faz nenhum sentido.

Sou leigo no assunto, por isso gostaria de saber onde errei nessa minha análise. Gostaria de saber a opinião de quem entende bem desse assunto para que eu possa entender melhor porque temos essa taxa de juros que em minha opinião beneficia somente o setor financeiro. Lembrando que tem banqueiro elogiando o governo.

Um forte abraço.
MAÉLCIO SILVA

Whatsapp 35 8884 3305

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Direito de ter armas

Armamento população


Um amigo enviou um link sobre o direito de possuir armas do cidadão norte americano. Estima-se que nos EUA 43% das residências tem pelo uma arma de fogo e nos armas com maior número de armas a violência é menor. No Brasil após o desarmamento a violência aumentou o que faz com que a maioria dos brasileiros deseja ter direito de andar armado. Uma pesquisa na internet sobre países com maior número de cidadãos armados não fio conclusivas para mim. Há país violentíssimo como Honduras e países extremamente pacíficos como Suíça, Suécia e Noruega na lista.  Penso que o armamento da população talvez não seja tão decisivo para que o mesmo seja violento ou pacífico

Vamos pensar no Brasil. Vamos imaginar que o Brasil liberasse a propriedade e porte de arma para todo o cidadão que não possuir antecedentes criminais que não sejam usuários de drogas. Poderia pedir três exames ao longo de noves meses por exemplo. Quem passa nove meses sem se drogar certamente não é um viciado. Isso traria mais segurança? Provavelmente sim. Os assaltantes certamente teriam medo de abordar uma pessoa sabendo que ela está armada. Não tenho certeza disso, mas pode ser que sim. Aconteceriam mais acidentes? Talvez sim. Para evitar os acidentes poderia exigir um curso de como manusear e os cuidados para guardar a arma de em casa e como portar a mesma em locais publico.

Eu tenho dúvidas se devemos ou não liberar a venda de armas no Brasil, mas creio que as pessoas que vivem na zona rural deveriam ter o direito de possuir armas em casa. As pessoas que vivem na zona rural estão mais vulneráveis a ação de bandidos. Por isso creio que pelo menos para essas pessoas dentro de suas propriedades deveria ser liberado o uso de armas. O uso indevido seria punido dentro da lei.

Eu tenho dúvidas e vocês têm dúvidas ou é favorável à liberação? A proibição deve continuar?  Sua opinião é bem-vinda. Um forte abraço.

MAÉLCIO SILVA
Whatsapp 35 8884 3305


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Retrato da desumanidade

O ser humano não evoluiu

Se observarmos as realizações humanas esse título é mentiroso, o homem foi à Lua e planeja ir a Marte, mas as manchetes dos jornais de boa parte do planeta da veracidade ao título de que o ser humano não evoluiu.

Hoje 03 de setembro de 2015 será marcado historicamente como o dia em todos os jornais trouxeram a mesma manchete.  Todos os jornais trazem na capa a foto de um menino morto em um naufrágio de imigrantes que fogem do terror em diversos países. Essa foto é o retrato da falta de amor para com o próximo. Falta de amor que não é do momento atual, mas que acompanha o ser humano praticamente desde sua existência. Não é aceitável que após tanta evolução o ser humano ainda seja capaz de atitudes tão primárias como a falta de amor para com seu semelhante.

A dúvida que fica é se essa imagem que chocou o mundo servirá para mudar alguma coisa. Já faz algum tempo que esses países estão enfrentando uma guerra civil.  A radicalidade religiosa é a principal, mas há também a briga do vale tudo pelo poder, onde ditadores sem escrúpulos matam inocentes aos milhares. Para fugir desse horror as pessoas fazem de tudo, arriscam a própria vida para tentar a sorte em outro lugar. Todo país precisa ter sua soberania respeitada, mas acho que deve haver um limite. As nações desenvolvidas deveriam ajudar a estabilizar a rotina nesses países. Grupos terroristas precisam ser combatidos por quem tem força. A população, em geral de países pobres não tem condição para esse enfrentamento.

Se não fazem por amor ao próximo deveriam fazer pensando em si mesmos, pois essa situação está pondo em risco justamente os países mais desenvolvidos.  Esses países não têm condições de abrigar tantos refugiados, talvez fosse melhor ajudar os países em conflito a sair dessa situação do que ajudar essas pessoas em seu próprio território.

Não é de hoje que imagens chocantes são produzidas por esses grupos terroristas. A humanidade precisa agir para solucionar essa situação. Sei que é difícil, mas não dá mais para continuar como está.

MAÉLCIO SILVA
Whatsapp 35 8884 3305